quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Filmagem

Noivinhas e noivinhos,

escrevo esse post como forma de fazê-los refletir sobre um dos itens mais importantes (e caros!) do casório: a filmagem.

Depois de muitas buscas e de encontrar profissionais excelentes ao longo do caminho, aprendi que, hoje em dia, há dois tipos de filmagem: a mais tradicional e a mais moderna.

Vou começar pela mais moderna. De um modo geral, os profissionais que adotam o estilo mais moderno realizam a filmagem utilizando-se de uma câmera fotográfica que também filma. Na verdade, é uma câmera de altíssima qualidade, que possibilita que as imagens fiquem, de fato, cinematográficas. Depois de filmar todo o casório, o profissional realiza uma super edição no vídeo, reduzindo-o para, aproximadamente, 30 minutos. Pronto, é isso: um vídeo lindo, com imagem de cinema e uma trilha sonora escolhida a dedo, mas com 30 minutos de duração (alguns profissionais ainda incluem no pacote um clipe de todo o evento com uma média de 5 minutos, para que os noivos postem nas redes sociais, enviem por email, etc.). Como exemplos de prossionais e empresas que oferecem esse serviço, posso citar a Edu Filmes (é a mais famosa e o trabalho é, realmente, impecável), a OUI Filmes, 3+1 filmes, Goiabada com queijo, dentre outros. Na prática, esse estilo de filmagem pode sair até mais caro do que a filmagem mais tradicional, pois, além do trabalho de filmagem em si, paga-se pela edição (é o preço da arte, entende?).

Passo à filmagem mais tradicional. Antes de tudo, quero deixar claro que tradicional não é, necessariamente, sinônimo de chato. A filmagem mais tradicional não precisa ser aquela com cara de "década de 70", em que as pessoas ficavam paradas em frente à câmera como se fosse uma fotografia e os profissionais "jogavam" aquele holofotes bem no rosto das pessoas, deixando todo mundo cego! É bem verdade que ainda há quem trabalhe assim, mas também há os que se atualizaram e passaram a adotar novas tecnologias. A filmagem mais tradicional, quando bem feita, bem editada, fica muito linda e cumpre a sua principal função: deixar registrado para sempre os momentos mais importantes do casório!

Então, quando comecei a pesquisar sobre filmagem, estava certa de que queria o estilo mais moderno, até porque o vídeo fica maravilhoso (vale a pena entrar nos sites dos fornecedores que eu mencionei acima), etc., etc., etc. Como o Edu não tinha mais disponibilidade na minha data, resolvi agendar uma visita à OUI Filmes para conhecer melhor o trabalho deles. Os vídeos, realmente, eram muito lindos, mas eis que a ficha caiu: 
- Vocês só filmam a pista de dança? (eu)
- Só a pista de dança não, mas focamos 90% da filmagem na pista de dança. (Oui)
- Mas a família não aparece? (eu)
- Só se as pessoas forem dançar. Do contrário, não. (Oui).
- Mas o Ví não dança muito. (eu)
- Então ele não vai aparecer muito. (Oui)
- Mas e se eu não dançar muito? (eu)
- Aí você não vai aparecer muito. Olha, pelo o que conversamos, pelo o estilo de vocês, por que não tentam buscar um estilo mais tradicional? (Oui)

Então, por um momento, eu "caí na real" e pensei: é isso, o meu estilo é mais tradicional mesmo! E aquilo foi um alívio para mim. 

Então eu pergunto a vocês: o que realmente querem? Uma filmagem super editada, com imagem de cinema, mas que só apareça a pista de dança (a sua avó pode não sair no vídeo, aquele coral que você contratou não vai tocar no vídeo, pois a música de edição é que vai aparecer, enfim), ou vocês preferem uma recordação do dia mais especial das suas vidas mais completa, onde apareçam todos da sua família, seus amigos mais nerds que não dançam, etc.? Acho essa uma pergunta fundamental que todo casal deve fazer a si próprio e refletir com muito cuidado. Não se trata de um estilo ser melhor ou pior do que o outro, trata-se de gosto pessoal. Nem sempre o que fica bom para os outros é o que te agrada e te faz feliz.

Se eu tivesse contratado um profissional do estilo mais moderno, todas as minhas amigas teriam achado lindo e tal, mas isso iria me fazer feliz? Provavelmente, eu me arrependeria, pois, daqui a 10, 20 anos, gostaria de ter uma recordação mais completa. Algumas pessoas acham cansativos os vídeos de casamento em geral, mas eu acho tão gostoso pegar o vídeo do casamento da minha mãe e ainda me emocionar com tudo aquilo!

Já ia esquecendo de dar referências dos profissionais que trabalham com a filmagem mais tradicional: Beto Santoro da BV1 Produções (o Beto é super ligado em tecnologias, tem vários aparelhos eletrônicos em casa e é defensor da filmagem mais tradicional. A edição dos vídeos dele é linda! Vale a pena entrar em contato!) e Oliver Produções (o Oliver é um amor e faz menos edições do que o Beto.  O trabalho também é bonito).

Beijinhos para todos!

Um comentário:

  1. Oiee!! Desculpa a demora, mas cheguei e estou te seguindo! =)
    Sobre a filmagem, me decepcionei com a Oui agora! Como assim eles só filmam a pista?? Tem que filmar os noivos, ora, onde eles estiverem!!! Eu, hein...
    Bjs!

    ResponderExcluir